Por que participar do I Encontro de Mulheres Estudantes da USP?

Ola minha gente, este convite esat no blog MMMUSP (Marcha Mundial das Mulheres núcleo USP)

Estou reblogando pois, por motivos óbvios, é também de interesse deste blog.


Por que participar do I Encontro de Mulheres Estudantes da USP?

Nos dias 21, 22 e 23 de Outubro acontecerá o I Encontro de Mulheres Estudantes da USP, no Campus Butantã. Nos três dias, acontecerão palestras, oficinas, grupos de discussão, saraus, entre outras atividades de caráter feminista.

Esses espaços debaterão a questão da mulher, tanto em nível geral, quanto discutindo especificidades nossas, mulheres estudantes. Afinal, todas  já sofremos com diversas coisas: áreas de trabalho destinadas para os homens – nas quais, mesmo com uma boa qualificação, temos mais dificuldade para nos inserir; medo de sair sozinha para festas e baladas e sofrer algum tipo de abuso sexual por isso, ou mesmo de ser taxada pelos colegas de “saidinha” ou coisas do tipo; o problema da falta de segurança nos campi, que nos deixa temerosas de andar e passear pela Cidade Universitária à noite e aos finais de semana; maior dificuldade em prosseguir os estudos na pós, já que é no mesmo período em que normalmente seremos, ou esperam que sejamos, mães; ausência de políticas de permanência eficazes para as mulheres que engravidam durante a graduação, como, por exemplo, o reduzido número de bolsas, vagas em creches e nos apartamentos da moradia universitária.

Existem, ainda, outras ações que nos agridem, e são menos percebidas, ou completamente ignoradas: cartazes de festas com mulheres vulgarizadas, sendo as mulheres colocadas como qualquer outra diversão oferecida na festa; piadinhas de nossos colegas; professores que desqualificam suas alunas – evidênciando o descrédito em suas competências acadêmicas -; sermos julgadas pelas roupas que usamos, ou pela nossa sexualidade, e inúmeras outras violências pelas quais todas nós passamos ou passaremos dentro e fora dos muros da Universidade.

O cenário, contudo, não é diferente do mundial no que toca a questão das mulheres. Todas nós, por anos, sofremos as mesmas violências, as mesmas imposições e definições do que é ser mulher, para que ser mulher e qual nosso papel. Por isso existe o feminismo, e, consequentemente, o movimento feminista.

Feminismo é a idéia de que homens e mulheres são iguais, ou seja, não existem “coisas de meninos” e “coisas de meninas”, nem profissão de homens e profissão de mulheres, roupas de homens e roupas de mulheres, hábitos e comportamentos de homens e hábitos e comportamento de mulheres. Mas, não é fácil romper com essas idéias pré-estabelecidas, que geram a violência contra nós, mulheres, a desigualdade no mercado de trabalho, o cerceamento de nossa liberdade sobre nossas vidas e corpos, para, então, atingirmos a igualdade.

Junto com a teoria feminista existe o movimento feminista. São as mulheres organizadas para discutir, atuar e planejar como podem minimizar e acabar com a opressão que sofrem; para trocar experiências e conversar, trocar as vivências e, assim, escrever a própria história, aprendendo a ser mais livres das amarras de nossa sociedade patriarcal-machista-racista-homofóbica.

Por isso, no X Congresso dos Estudantes da USP, e no EnCA -Encontro de Centros Acadêmicos da USP-, nós, mulheres, lembramos da importância de termos esse espaço feminista também na Universidade, do quanto precisávamos nos encontrar e descobrir quantas somos, quem somos e onde estamos. Dividir como são as experiências de uma estudante de Engenharia Civil, de uma aluna da Pedagogia, as nossas dificuldades – no mercado de trabalho, na vivência universitária, nos nosso papéis sociais. E assim nos fortalecermos, definirmos o que de fato nos afeta e como podemos enfrentar essa realidade.

Assim, nós, da Marcha Mundial das Mulheres, convidamos a todas as mulheres da USP a participarem do “I Encontro de Mulheres Estudantes da USP” e das atividades pré-encontro, que serão realizadas pelos Centros Acadêmicos,  pelo DCE e por coletivos de mulheres da USP.

                                   Mulheres em marcha para mudar a universidade!

——————————————————————————————————————–

Confira o calendário de atividades pré-EME realizadas pela Marcha!

13/09:
Feminismo: que bicho é esse?
Um breve histórico da luta feminista.
Com Nalu Faria, da SOF e da Coordenação Executiva da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil.
Local: FEA: sala G-13.
Horário: 18h.

27/09:
A Atualidade da Luta das Mulheres
Feminismo ontem, hoje e sempre.
Com Maria Fernanda, da SOF e militante da Marcha Mundial das Mulheres.
Local: Faculdade de Educação (sala a confirmar).
Horário: 18h.

04/10:
Movimento Estudantil Feminista
Desafios e Perspectivas para as feministas no ME.
Local: ECA (sala a confirmar).
Horário: 18h.

Lembrando que todas as atividades começam às 18h e vão até às 19h30, tempo em que as salas ficam disponíveis, pois há aulas no período noturno. Por isso, pedimos que, quem puder, chegue pontualmente, para que possamos aproveitar ao máximo o tempo que temos para o debate.

Obs.: atividades mistas.

Veja a página do encontro no facebook: http://www.facebook.com/pages/I-Encontro-de-Mulheres-Estudantes-da-USP/234342633251236

Sobre Ronchi

Aluno de sonoplastia na SP Escola de Teatro, professor e membro fundador do grupo Cia TeatroSilva e Coordena o PPAC Unifesp (Programa de Pesquisa e Extensão em Artes Cênicas). Participou do processo de criação do espetáculo Bom Retiro 958m do grupo Teatro da Vertigem, Roberto Reiniger e a Filologia das Estrelas da Cia Tragédia Pop e acompanhou o grupo Cia Os Satyros com o espetáculo Inferno na Paisagem Belga ao Festival Mindelact de Cabo Verde. Hoje acompanha os grupos Desvio Coletivo, com o espetáculo Pulsão, Os Satyros, com Inferno na Paisagem Belga e compõe o projeto de ocupação do Espaço Maquinaria com o projeto Restos.
Esta entrada foi publicada em Eventos com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s